O Movimento

O Corre Cotia, como movimento de atenção ao Cidadão e à Cultura, contempla os aspectos da liberdade artística, e de quem faz arte na condição do homem que pode dispor de si mesmo, que não é propriedade de outrem, com liberdade total de criação e livre arbítrio.

Promovemos os direitos essenciais do cidadão, tratando a arte como forma de expressão que respeita, resgata e promove a dignidade, a cordialidade e a equidade no tratamento, independentemente de classe social, nível de instrução, profissão, raça, credo, ideologia, ou qualquer parâmetro que venha a inibir a liberdade de expressão e do exercício da cidadania.

Analisemos:

Declaração Universal dos Direitos Humanos

Artigo XXVII

1.Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios.

2. Toda pessoa tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor.
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988

Seção II - Da Cultura

Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes de cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.


 
O entendimento amplo de “Cultura” deve balizar as ações culturais, quer sejam as de políticas públicas, privadas, ou do terceiro setor, já que, como vimos e sabemos, este é um direito IRRESTRITO do cidadão. 

Pautados por estas constatações, nós definimos ser papel do agente cultural no Corre Cotia o de promover a geração de negócios sempre tendo a cultura como meio de inclusão social, e mais:

- que suas ações artísticas, pessoais e/ou em conjunto, revertam em prol da sociedade e a seus direitos fundamentais, tendo em vista primeiramente a transformação social através do exercício da arte e seus desdobramentos libertários;

- que promovam e garantam o acesso, a inclusão e a participação direta do cidadão na vida cultural, intelectual e artística da sociedade na qual ele se insere.
O Corre Cotia é um movimento privado, não tendo ligações diretas com o poder público, sem fim político-partidário, em prol do cidadão e da cultura, contando com um núcleo de coordenação que no momento é composto por  Edegar de Gouvea Ferreira, César Lúcio de Souza Moraes e Willian Delarte, ambos instaladores do movimento. A atuação de ambos se dá através de um “sistema de rede”, horizontal e sem hierarquias de comando, no qual o nível de comprometimento pessoal é que define a atuação de cada um, na intenção de formarmos um grupo forte que atue dentro dos parâmetros de relacionamento pautados pela ética e boa conduta, sabendo que existem várias outras organizações em formato de rede horizontal que atuam em diversos segmentos da sociedade.