O Sarau Cultural

Decidimos  procurar os meios para dar início às nossas atividades (ano de 2004), com as metas iniciais de fazermos os contatos para divulgarmos o movimento, convidar as pessoas a participar, captar os recursos para a realização das ações e arranjarmos um espaço para tanto. 

Procuramos então á Biblioteca Pública Cecília Meireles, na cidade de Cotia, que neste ano havia sediado um concurso de poesia promovido pela diretoria de cultura do município. Lá, fomos prontamente recebidos e, em uma conversa com a Equipe Cecília Meireles (os funcionários da biblioteca), tivemos a iniciativa de fomentar um evento que pudesse divulgar e promover a dinamização das atividades culturais já realizadas na biblioteca e aumentar sua freqüência.

A elaboração do sarau foi aceita por todos da biblioteca. O Corre Cotia então entrou em contato com a diretoria de cultura do município, enquanto cidadãos, e por direito, na intenção de fomentar e promover o sarau em um espaço público. A resposta veio autorizando o uso do espaço para o sarau, através da secretaria de educação de Cotia, pasta a qual à diretoria de cultura está subordinada.

O primeiro evento aconteceu em 26 de novembro de 2004. Fizemos contato com várias pessoas do meio cultural da região e especialmente com o Sr. João Barcelos, intelectual e escritor de renome internacional, e a partir deste primeiro sarau começamos a encampar novos desafios, traçar estratégias para procurar nos compor com os espaços públicos e particulares disponibilizados, como o Nuepo do Sr. Pieter Jong, que é uma entidade assistencial privada e sem fins lucrativos.

O sarau tem um caráter sócio-cultural e promove recorrentemente um encontro de artes que contempla o entretenimento, a cultura e o fortalecimento dos contatos humanos efetuados, bem como a geração de negócios e formação de uma cena artística alternativa, com vistas a desdobrar e fomentar a produção artístico-cultural nas outras cidades da nossa região. O evento é aberto aos cidadãos e é uma atividade voluntária de todos os envolvidos na sua realização.

 A REALIZAÇÃO, OS APOIOS E O RETORNO

O Corre Cotia realizou em conjunto com os funcionários da biblioteca “Cecília Meireles”, com o apoio da Terra Nova Comunicação, Rádio Clube FM de Cotia, Curumim Produtos Naturais, Sacolão do Parque São Jorge e Jornal D’ Aqui (de 2004 a 2005) edições do Sarau Cultural na qual se apresentaram 75 artistas, entre atores, cantores, músicos,  fotógrafos, dançarinos, sendo na sua maioria poetas.

         Em agosto de 2011 retornamos nossas atividades com a parceria do “Jornal Conteúdo Independente” (e o apoio da Secretaria de Cultura de Cotia que forneceu o espaço da Biblioteca “Batista Cepellos”) com a realização de um Sarau Cultural comemorativo onde antigos amigos, artistas e colaboradores se encontraram para celebrar o nosso  retorno e o especial lançamento do livro “Sentimento do Fim do Mundo” de Willian Delarte, um dos nossos ativistas e também organizador do movimento.

O PERFIL DO SARAU CULTURAL


O nosso maior público é formado principalmente pelo cidadão comum, professores, coordenadores pedagógicos, diretores de escola, empresários, pessoas com reconhecida atuação social na região, administradores públicos e líderes comunitários
          
Participaram nesses anos pessoas dos 24 bairros da cidade de Cotia: Jd. Estela Maris, G Viana, Vila Jovina, Centro, Pq. São Jorge, Jd. São Vicente, Pq. Das Rosas, Jd. Leonor, Gramado, Jd. Dracena, Pq. Alexandra, Pq. Turiguara, Jd. Planalto, Portão, Pq. Rincão, Jd. Nova Coimbra, Jd. Isis, Pq. Isaac Pires, Jd. Caiapiá, Jd. Arco Íris, Atalaia, Jd. Circo Verde, Vila São Joaquim, e Jandaia.

Tivemos aqui representadas pelo menos oito cidades da região, tais  como Itapecerica da Serra, Embu, São Paulo, Vargem Grande Paulista, Jandira, Carapicuíba, São Roque, Itapeví, nos anos de 2004 a 2005, período em que  nós tivemos a grata presença de crianças a partir de dois anos e até jovens de oitenta anos de idade!

OS DESDOBRAMENTOS


Destes encontros proporcionados pela realização do Sarau Cultural, nós obtivemos (de 2004 a 2005) a fundação da Associação dos Amigos da Biblioteca Cecília Meireles, com o objetivo de reforçar a estrutura física da biblioteca (livros, computadores, material, etc), o incentivo e a dinamização sócio-cultural entre a biblioteca e os bairros. Dentre outras  atividades, destacou-se a captação de computadores e banda larga para a biblioteca Cecília Meireles por meio de doação e a apresentação aberta ao público de uma big band da cidade de Tatuí em um colégio da nossa região.

Nós do Corre Cotia não participamos, na época, do quadro da diretoria da Associação em função de já coordenarmos o movimento, e acharmos que não seria ético de nossa parte. Fomos apenas sócios-fundadores e colaboramos para o desenvolvimento e fluência da associação.
                  

        Finalmente, em 2011, estamos de volta e ainda mais articulados! Com o apoio de praticamente os mesmos intelectuais, artistas e agentes culturais, estamos mais do que nunca na luta, e desta vez com o apoio irrestrito do jornal (de explícita intervenção social) que mais cresce na região, o “Conteúdo Independente”, e juntos vamos fazer esse movimento “correr-mundo”!

Contudo, necessitamos da ajuda de todos que queiram desenvolver um trabalho sério e honesto, que venham somar forças conosco! Estamos sempre em contato com intelectuais, agentes culturais e artistas de todas ás áreas da nossa região e, mais que tudo, antenados à vida cultural e as demandas da nossa sociedade.

Venha fazer parte! Faça a sua parte!